sexta-feira, 3 de abril de 2009

Bolo de várias coisas

Pesquisado na internet para usar a polpa de maçã e alimentas os meninos da reunião de terça dia 31 de março de 2009 que foi lá em casa.

Acho que nenhum ingrediente é marcante o suficiente pra dar um nome a esse bolo, o que dá mais cheiro é a geléia, mas não posso dizer que ele é um bolo de geléia. Quem fizer e achar um nome pra ele me conte.

Unte uma forma de bolo com furo no meio com manteiga e farinha.Pré-aqueça o forno à 180ºC. Não precisa usar batedeira

Misture em uma tigela:
. 2 xícaras de chá de farinha de trigo
. 1 xícaras de chá de granola
. 3/4 xícaras de chá de açúcar
. 3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
. 1/2 colher de chá de sal.Reserve


Misture em outra tigela:
. polpa de 2 maçãs
. 2 e 1/2 colheres de sopa de geléia de morango (ou qualquer outra que tiver na sua casa, ou que vc achar que combina)
. 2 ovos
. 3/4 de xícaras de chá de iogurte natural
. 6 colheres de sopa de manteiga derretida (melhor não colocar a manteiga quente, então derreta ela antes de começar a fazer a receita)


Junte as 2 misturas em uma única tigela e mexa delicadamente até ficar bem misturado. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 50 minutos, ou até dourar bem por fora.

Você poder pegar 2 maças frescas, bater no liquidificador e ir juntando as outras coisa que bater tudo junto. Ou pode fazer que nem eu que tinha polpa de maça guardada na geladeira, já que as maças estavam estragando e meu marido marcelo fez a polpa e fazer esse bolo foi uma desculpa pra usar a polpa logo.

Peguei essa receita no site http://cozinhapequena.com. Mas usei geléia de amora porque era a que eu tinha em casa. E acho que a essência de baunilha sugerida na receita de origem não faz a menor diferença, já que o que dá aroma ao bolo é a geléia. Inda mais agora que eu descobri que essência de baunilha é uma água cheirosa feita em laboratório, que não é o extrato de baunilha que os gringos usam em seus bolos, esse sim é feito a partir das favas da baunilha que nascem na terra e não em um laboratório. Eu quero achar a verdadeira e quem sabe ela fará alguma diferença.

Um comentário :

  1. nina, sabe onde podemos procurar essa essência?
    no sams club.
    ou em algum outro estabelecimento que venda coisas importadas.

    e eu vou tentar depois fazer essa receita substituindo a farinha comum por farinha integral, o açúcar comum por açúcar mascavo (ou mel), tacar um pouco de aveia e chamar de bolo integral com frutasou bolo da nina, adaptadoaí depois te conto como ficou

    ResponderExcluir