domingo, 21 de junho de 2009

Bolo de Milho dos SEM


eu não acreditava, mas as pessoas gostaram do bolo de milho sem açúcar, sem lactose e sem glútem. O que me traumatizou no bolo foi o leite de soja, que eu usei o da marca Shefa que tem um cheiro chato e ruim, então eu sugiro o Ades, que é melhor. O bolo entre outras coisas foi sucesso na barraca dos SEM no Arraiá da IPP (Igreja Presbiteriana do Planalto). A barraca alimentou quem tem restrições alimentares, como diabéticos, celíacos, vegetarianos, intolerantes a lactose e saudáveis. Foi legal fazer experimentações de bolos sem isso ou aquilo.

Então eu peguei uma receita eu tinha ganho no meu chá de panela (não sei de quem, porque a pessoa não assinou) e só substitui os ingredientes.

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 1 lata de milho verde (use a lata do milho para todas as medidas)
  • 1 lata de leite integral ou leite de soja
  • 1 lata (não muito cheia, deixe um dedo faltando pra encher) de açúcar cristal ou adoçante culinário (eu usei o Tal e Qual, é bom e mais barato que os outros)
  • 1/2 lata de óleo da sua preferência (soja, milho, girassol ou canola)
  • 1 lata de milharina
  • Coco ralado sem açúcar e queijo minas curado a gosto (ponha só se quiser, ou puder)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico
  • 1 pitada de sal
Bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo. Coloque a massa em uma forma (com um furo no meio) untada e enfarinhada. Assar em forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos até ficar douradinho.

0 comentários :

Postar um comentário