terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bolo de cenoura do John Baricelli


essa última sexta foi aniversário da minha mãe
e eu fui fazer o bolo, pela primeira vez tentar fazer um bolo de festa
resolvi fazer um bolo de cenoura que já havia feito algumas vezes (receita da martha) originalmente ele é um bolo de festa com recheio, cobertura e tal, mas eu só fazia o bolo mesmo, e já era muito bom. Dessa vez eu queria fazê-lo completo. A cobertura era de cream cheese com gengibre, mas o marido achou mais popular fazer de chocolate, eu não achei má idéia e fui atrás de uma cobertura bem apetitosa, e achei, adivinha aonde?!
O BOLO
2 formas redondas 5x20cm aproximadamente
caso não sejam antiaderentes, precisam ser untadas e enfarinhadas, claro
280 gr de manteiga sem sal derretida, temperatura ambiente
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de nozes picadas (85gr)
450gr de cenoura descascada e ralada fina
3 ovos grandes
1/3 xícara de buttermilk
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de açúcar
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
2 colheres de chá de fermento em pó químico
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 colher de chá canela em pó
aqueça o forno a 190ºC e asse as nozes até dourar (6-7 minutos) ou doure na frigideira como a Marly.
a receitas gringas sempre misturam os ingredientes secos em uma tigela e o molhados e outra e depois juntam as 2. não sei qual é a razão real disso, mas acho que desse jeito o fermento fica melhor misturado e só começa a agir no fim da receita quando se acrescenta a mistura molhada.
tigela 1: cenoura, ovos, buttermilk, essência de baunilha, açúcar, gengibre
tigela 2: farinha, fermento, bicarbonato, sal, canela
tigela 1 + tigela 2 misture bem, acrescente a manteiga derretida e as nozes e misture mais
divida a massa nas 2 formas e asse em forno a 150°C
eu faço o bolo a mão mesmo mas acho que dá pra fazer no liquidificador numa boa. nesse caso aconselho bater no liquidificador só a té a parte da manteiga e misturar as nozes a mão, e o bolo vai ficar sem o fiapos charmosos de cenoura.
divida cada bolo no meio para poder colocar 3 camadas de recheio isso se der. o meu não deu altura suficiente (minhas forma é mais larga que 20cm) e eu nem tinha aparato e tempo pra cortar
A COBERTURA
500 gr chocolate meio amargo picado
3 xícaras de creme de leite fresco (35% de gordura, o de latinha tem cerca de 25%)
coloque tudo em um panela, aqueça em fogo baixo até derreter todo o chocolate e dar uma engrossadinha (uns 25 minutos de mecheção). não deixe ferver.
transfira para outra tigela, deixe esfriar um pouco e ponha na geladeira, de vez enquando (de 20 em 20 minutos) vai lá e dá uma mexida.
pra andar mais rápido ponha no freezer, que em umas 2 horas vai estar bom.
fica uma delícia, mas não tente rechear o bolo ainda quente (eu fiz isso) porque é claro que a cobertura derrete (foi o desespero da falta de tempo).
A cobertura sobrevive muito bem à temperatura ambiente.

5 comentários :

  1. Olá, Marina,
    As receitas da Martha "Kostyrica" são sempre garantidas, né? E o bolo de cenoura "americano" é delicioso, com a(s) especiaria(s) e as nuts. O seu bolo ficou muito bonito por fora e por dentro! aliás, você está ficando profissional, hem? Aposto como a sua mãe o amou (bem como quem quer que o tenha provado!).
    Beijinho e obrigada pela menção!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marina,
    Tudo bem com você, sumida? Olha, sobre a rosca, se for fazê-la, jogue mesmo o açúcar granulado sobre ela; ou o fondant, pois a mesma é pouco doce. Outras opções seriam recheá-la com uma pasta tipo a que é usada nos cinnamon rolls (canela, manteiga e açúcar); ou a que é usada nas roscas húngaras; ou ainda jogar sobre ela uma calda feita com uma xícara e meia de açúcar e 3/4 de xícara de leite (ferve tudo e joga sobre a rosca ainda quente); enfim, essa massa é ideal para fazer com recheio ou cobertura. Preferi não fazer isso porque estou numa fase de reduzir os doces.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. HUummm... Adoraria ganhar uma fatia!

    ResponderExcluir