terça-feira, 8 de setembro de 2009

sabão e brinquedo

ontem estive na casa da minha mãe e a ajudei a fazer sabão caseiro (sebo animal + óleo usado + alcool + água + soda caústica NAOH). Me senti como uma bruxa mexendo o caldeirão de poção venenosa. Junte pó branco com água e derepente a mistura está a mais de 100ºC depois põe o óleo e magicamente começa a endurecer, mesmo estando muito quente. Isso é muito interessante e útil, pois usa o óleo sujo e não precisamos mais comprar sabão.

mudando completamente de assunto

hoje estava vendo uma bela revista australiana chamada LMNOP - Laugh, Make, Nurture, Organise, Play (rir, fazer, nutrir, organizar, brincar), gosto bastante desse nome. Lá eu vi o Crazy Fort, um briquedo incrível que é formado por tubos e conectores que podem ser montados de diversas formas, depois você joga um lençol em cima e voilà! você tem uma tenda, foguete, casa, túnel para brincar.

Outro dia marido e eu estavamos tentando montar uma barraca com lençol para brincar com nosso sobrinho, gastamos um tempão e não deu certo. ah... se tivessemos um desse. Quem sabe quando forem nossos filhos.

Um comentário :

  1. Marina,
    Nós também fazemos sabão com o óleo já usado
    (atualmente é minha mãe quem faz mais). Mas na nossa receita, além da água, só entram: óleo/sabão em pó/soda cáustica e essência. Nós entramos nessa por razões, digamos, ecológicas,
    (além do fato de o sabão resultar melhor do que o industrializado). Esse brinquedo realmente é muito interessante e eu jamais conheci uma criança que não gostasse de montar
    uma barraca/tenda com panos!

    ResponderExcluir