segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cupcake de Chocolate

Recebi o newsletter da loja Barra Doce informando a promoção para ganhar um kit cupcake. Um dos itens do kit é uma assadeira para 12 cupcakes, fiquei super empolgada, já tenho uma forma dessas (comprei no site da Barra Doce), mas diversas vezes tenho q assar de 2 vezes pq só tenho uma forma. Seria demais ter outra forma, 24 cupcakes numa fornada só.


Então lá fui eu atrás da receita que seria meu post concorrente. Primeiro fiz um cupcake de açúcar mascavo e especiarias com cobertura de açúcar. O sabor ficou bem suave, não muito doce, já que não tinha açúcar branco. Fiz pro chá de panela de uma amiga, mas a correria foi muito grande, trabalho+freela+cozinha, e nem deu tempo de fotografar eles direito. E eu também queria uma receita mais apetitosa. Isso foi numa sexta.

Na terça, uns amigos vinham jantar em casa, era minha desculpa pra fazer uma sobremesinha. Escolhi um cupcake do site Sitten Kitchen. Tinha cream cheese na receita, então sai correninho do trabalho e fui comprar cream cheese. A receita é bem rapidinha, mas não ficou como a do site originário, a mistura de cream cheese ficou esparramada e não parecendo um miolinho como lá. O bolinho em si ficou bem gostoso, com uma consistência boa e bem escurrinhos, não gosto de bolo de chocolate que é marrom desbotado. Apesar disso tudo eu não podia postar uma receita meio falida.

Foi quando da quinta minha irmã me pediu pra fazer uns cupcakes pra ela. Ia ter uma festinha do dia das mães no trabalho, ela é professora no colégio mackenzie, e ela não tava com tempo pra cozinhar. Eu disse que sim, mas que não tinha tempo de fazer a cobertura pois estava terminando um freela.

Resolvi fazer a massa do bolinho de terça. Usei umas forminhas vermelhas que eu já tinha e ficava tudo a ver, já que vermelho é a cor do Mackenzie. Fiz os bolinhos, 2 receitas, na noite de quinta, eles ficaram brilhantes, lindos!

Sexta resolve acordar mais cedo, e fazer a cobertura antes de ir pro trabalho. Fiz a 7 minute frosting, que demora mais que 7 minutos pra ser feita, é um misto de marshmallow com chantilly.

Cupcake de Chocolate (Black-bottom Cupcakes – Smitten Kitchen)
rende 14 cupcakes
forno pré-aquecido a 190ºC

Ingredientes:
1 ½ xícara de farinha
1 xícara de açúcar mascavo (apertadinha)
5 colheres de sopa de chocolate em pó (não pode ser achocolatado!)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de sal
1 xícara de água
¼ xícara de óleo
1 colher de sopa de vinagra branco ou de maçã
1 colher de chá de essência de baunilha

Primeiro misture bem os ingredientes secos e depois acrescente os molhados. Não precisa usar batedeira. Depois de misturadinho é só colocar na assadeira usando uma colher. Encha um pouco mais que a metade da forminha. Coloque no forno e deixe assar por cerca de 25 minutos.














Cobertura Rapidinha (Seven-minute frosting – Martha Stewart)
rende cerca de 5 ½ xícaras

Ingredientes:
¾ xícara + 2 colheres de sopa de açúcar refinado
2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de glucose de milho
3 claras de ovos grandes, em temperatura ambiente

Coloque em uma panela o açúcar (¾ xícara), a glucose e a água. Mexa em fogo baixo até o açúcar dissolver totalmente. Aumente o fogo para que a calda ferva, ferva por cerca de 5 minutos, até dar ponto de fio ou até alcançar 110°C.

Em uma batedeira bata as claras até ponto de neve (2 minutos e meio) e acrescente as 2 colheres de açúcar. Acrescente a calda à clara em neve e bata em velocidade médio-baixa por cerca de 7 minutos. Use imediatamente.

Confeite como preferir. Eu não tinha bico de confeitar então usei um saco.

E voilá!







4 comentários :

  1. O Marshilly é uma delícia... e esses bolinhas além de lindos ficaram deliciosos. Obrigada Nina, super irmã e super tia... salvadora da pátria.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marina,

    Os bolinhos parecem saborosos! O 'seven-minute frosting' é, na verdade, uma versão do merengue italiano. Aqui no Brasil esse merengue é conhecido também por 'marshmallow', rsrs.
    Eu gosto de fazê-lo sempre acrescentando a glucose (que nas receitas daqui pode ou não entrar), pois ela incrementa o volume do merengue, além de deixá-lo com consistência mais suave.
    Ah, obrigada pela visita ao bloguito, bem como pelas palavras gentis, você é uma fofa! rsrs.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Marina, lindos seus cupcakes... Amei seu blog!
    Vou seguir,
    Bjos

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não achei o botão para seguir, vc não tem seguidores ou eu q não encontrei?
    :\
    Bjos

    Eliane

    ResponderExcluir