terça-feira, 20 de julho de 2010

Biscoito de Cassis













Outro dia compramos um licor de cassis com o objetivo de preparar um creme de papaia com cassis. Eu não sou lá muito fã dessa sobremesa, então procurei uma nova serventia para o licor: biscoito. É capaz que fique bom com outros licores também.


Ingredientes:
2 3/4 xícaras de farinha
2 colheres de chá de fermento químico em pó
1/2 colher de chá de sal
100 gramas de manteiga sem sal - temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 ovos
1/4 xícara licor de cassis
    Modo de Preparo:
    Forno pre-aquecido a180 ºC.
    Use uma batedeira.
    Primeiro bater a manteiga e o açúcar, depois acrescentar os ovos e o licor.
    Separadamente misture todos os ingredientes secos, para que o fermento fique uniformemente distribuído na massa. Acrescente a mistura seca aos poucos, mexendo com uma colher. Quanto estiver mais ou menos misturado, termine de bater com a batedeira.
    Coloque a massa dentro de um recipiente fechado, e deixe na geladeira por no minimo 1 hora. Pode deixar mais, eu deixei de um dia para o outro. Pegue um punhado de massa e abra com um rolo até a espessura de cerca de 6 milímetros. Corte em quadrados com um cortador de pizza ou com cortadores de biscoito de formas meigas. Asse em formas antiaderentes (ou untadas, ou forradas com papel manteiga) por cerca de 12 minutos. Deixar esfriar totalmente antes de guardar.

    A questão do açúcar
    Nessa receita usei açúcar cristal. O problema é que ele não dissolve direito e os grãos ficam inteiros no biscoito pronto. No meu pobre entendimento o açúcar cristal é menos danoso que o refinado e por isso não uso o refinado da minha casa. Tenho só um pacotinho de emergência, porque algumas receitas TEM de ser feitas com refinado, como glaces e tal, senao a coisa desanda. Dizem que o açúcar cristal e bem mais doce que o refinado, e isso pode ser um problema, doce doce demais e horrível. Uma tia minha me disse que se eu passar o açúcar cristal em um processador de alimentos ele fica parecendo o refinado. Ainda não tentei isso, mas pretendo. Dei uma leve pesquisada e constatei que o açúcar cristal passa por vários processos até virar refinado. Quanto menos processado melhor, então vou continuar com meu cristal, até quem sabe eu ficar rica e puder me dar ao luxo de usar açúcar demerara pra fazer biscoito.

    Os biscoitos ficam muito gostosos, com um perfurminho delícia. Detalhe: quanto mais assado menos gosto de cassis, então não deixe que eles fiquem mais dourados dos que os da foto, porque ficam ruims, digo por experiência própria.

    3 comentários :

    1. Nunca tinha pensado em usar licor para fazer biscoitos. Taí uma boa ideia...

      ResponderExcluir
    2. oi bom dia!!!!!!!! que bom que encontrou uma receita para aquele licor mas reserve um pouco para proxima vez rsrsrs bjusssssss

      ResponderExcluir