quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bolo de Fubá













Essa receita eu peguei da revista Máxima. Eu não sou lá muito adepta de revistas femininas, o preço não vale o conteúdo. Mas essa revista é um caso especial pois minha amada amiga Luda é designer e ilustradora dessa revista, então eu tinha que comprar pra prestigiar seu trabalho. E eu gostei da revista, o conteúdo é bem superficialzinho, mas as receitas e dicas domésticas são ótimas, e a revista é baratinha. Além do bolo de fubá eu fiz também um curau cremoso e já tenho outras receitas na lista.

Já fazia um tempo que estava procurando uma receita de bolo de fubá do meu gosto. Eu não gosto muito daquele bolo de fubá que tem massa densa, que antes de assar cozinha um pouco no fogão. Eu gosto da massa mais leve, esfarrinhando. Agora encontrei.
Eis a receita de bolo de fubá diferente com leves modificações da minha parte.

Ingredientes:
200gr de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
4 ovos (gemas e claras separadas)
1 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de fubá
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1/2 xícara de chá de leite
1 1/2 colher de sopa de canela
1 colher de chá de cravo
1 colher de chá de gengibre fresco ralado (pode ser em pó tb)

Primeiro, misture na batedeira o açúcar e a manteiga até clarear. Junte as gemas e depois a farinha o fubá e o leite. Separadamente bata as claras em neve e acrescente a massa mexendo com uma colher. Separe a massa em duas partes, e a uma delas acrescente os temperos. Em uma forma untada (com mateiga, de preferencia, pois desenforma melhor) coloque colheradas alternadas das duas massa. Assar em forno pré-aquecido a 200ºC. Também fica bom fazer sem os temperos, todo amarelinho e comer com uma bela geléia.

0 comentários :

Postar um comentário