sexta-feira, 20 de agosto de 2010

alguma coisa salgada



nunca postei nenhuma receita salgada, gosto de fazer pães mas não sei porque nunca postei a receita de algum que tivesse feito. Meu marido é o cozinheiro de coisas salgadas então eu me limito aos meus lindo bolos e biscoitos. Dessa vez precisei levar algo pra uma festinha. Um festa requer mais alimentos salgados que doces, como minhas 2 irmãs estavam levando doces lá fui eu fazer salgado.
resolvi fazer palitinhos salgados, o processo de feitura é o mesmo de um biscoito. Essa receita pode levar diversos temperos. Eu temperei com creme de queijo (aqueles bizarros de saquinho) e ervas finas, mas pode ser parmesão ralado (tava caro!), creme de cebola, sementes de erva doce, cebola desidratada, ervinhas e mais o que sua imaginação e ousadia permitir.

Palitinhos de Queijo

Ingredientes:
2 1/4 farinha
100 gramas de manteiga
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento químico
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
1/2 xícara leite ou mais

Modo de Preparo: 
Misture tudo e mexa. Usar uma batedeira facilita, eu não usei e não foi tão legal. Meia xícara de leite não é suficiente para aglutinar toda a parte seca da receita, então coloque a meia xícara e depois vá acrescentando aos pouquinhos até ficar bem misturadinho. A massa tem que ficar durinha, tipo massa pra abrir.
Leve a geladeira por no mínimo 1 hora.
Use um rolo de abrir massa, na falta, faça como o Bronze, use uma garrafa de vinho), e abra a massa sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Abra até as espessura de uns 2 ou 3 milímetros. Com um cortador de pizza ou com uma faca corte a massa como bem entender, eu cortei em tirinhas, afinal são palitos de queijo.
E asse em forno pré-aquecido a 180ºC, até eles começarem a dourar.

Sobre o tempeiro: 
Seja lá qual for o sabor do seu palitinho, coloque aos poucos tempeiro e prove a massa, pra ver se não ficou sem gosto ou com gosto de mais. Caso for usar só ervas é bom colocar sal na massa. Além do creme de queijo eu coloquei ervas finas. Não coloque 1 xícara de creme de queijo, essa medida só vale se for queijo mesmo, o creme de queijo tem que colocar à gosto.No começo tentei misturar com a massa, mas não ficou bom. Então abri a massa, salpiquei a ervas por cima e passei o rolo de novo pra ficar grudadinho.



Começei a escrever esse post a vários dias, mas não conseguia postar. Isso porque minha nova diversão é editar o layout do blog. Ainda faltam vários detalhes, mas já tá ficando bem legal.

Ah.... coloquei também um novo sistema de comentários, bem mais bonito e esperto.

0 comentários :

Postar um comentário