quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bolinho

 
Andando por ai encontra essa receita em um blog, era só um bolinho branco qualquer, mas a propaganda foi boa e eu resolvi testar. Eu sem ignoro as frescuras das receitas, como peneire a farinha ou use ovo em temperatura ambiente, mas dessa vez eu segui tudo a risca, na esperança que isso desse um "quê" especial num bolinho branco. Não sei se deu, pq pra isso eu ia ter que fazer duas receitas, uma com frescura e outra sem e depois provar os dois bolos, uma após o outro pra ver a diferença. Só sei que eu fiz tudo direitinho e que ficou bom.

O sabor é suave. É ideal para comer com geléias, pois o bolo não é muito doce. Fica muito bom puro, acompanhado por um bom cafézinho.

Meu pai sempre fala das coisas que eu faço "tá gostoso, mas tá muito doce". E dessa vez ele falou que tava bom, doce na medida.

Essa linda geléia da foto é geléia de morango caseira, seu vermelho é bem mais vivo que o das geléias industrializadas. Meu muito obrigada a Clóvis e Adri, os feitores da geléia, ficou deliciosa.

Bolinho Branco com Iogurte / Yoghurt Pound Cake 
Pound Cake é aquele bolinho básico, massa de manteiga, farinha, açúcar e ovos.

Ingredientes:
90gr manteiga sem sal (temp. ambiente)
1 xícara rasa de açúcar
3 ovos
1/2 xícara de iogurte natural

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 colher de chá de fermento químico
1/8 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo:
Forno pré-aqeucido a 180ºC. Forma de bolo inglês, untada e enfarinhada. Recomendo untar com manteiga e não com óleo, pois fica mais fácil de desenformar o bolo.
Deixe a manteiga, os ovos e o iogurte fora da geladeira por cerca de 30 minutos. Em uma vasilha misture os ingredientes secos (farinha, fermento e bicarbonato) e reserve.
Em uma batedeira bata a manteiga em velocidade média por 1 minuto, depois acrescente aos poucos o açúcar, e bata por cerca de 10 minutos. Coloque a essência de baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo nos intervalos entre eles e sempre raspando as laterais da tigela, pra que tudo fique bem misturadinho.
Alternadamente, acrescente a mistura de farinha e o iogurte. Faça isso mexendo na mão pra não espirrar tudo, depois que tiver mais ou menos misturado, mexa na batedeira para a massa ficar bem uniforme.
Derrame a massa na forma, como ela é firme, bata a forma na mesa pra massa assentar.
Asse  por cerca de 50 minutos. Deixer esfriar por 15 minutos antes de desenformar.

versão para impressão



a massa é firme, tem que dar uma batidinhas pra ela assentar
eis o bolo pronto

0 comentários :

Postar um comentário