quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

natal


Nesse natal nada de decoração. Só planejamentos que não tiveram tempo de se concretizar. Eis que minha sobrinha nasceu em janeiro, e dezembro é o mês dos preparativos.

Nesse natal consegui fazer apenas, uma guirlanda, um calendário do advento que ficou pronto com muito atraso, e uma lembrancinha fofa: mistura para chocolate quente + marshmallow.

Bem caseiro. Potinhos de papinha reutilizados, retalhos de papel, carimbo, fita, saquinho, tudo eu já tinha em casa. Sem usar impressora, escrevi tudo na mão. A mistura do chocolate eu que preparei também, com uma receita que eu peguei nem sei aonde.

Tudo começou com a minha antiga vontade de fazer marshmallow em casa, não o marshmallow cobertura de bolo, mas sim o cubinho fofinho, daqueles que se aquece em fogueiras nos filmes de acampamento. Eu não gosto dos marshmallows coloridos que são vendidos por ai em lojas de doces, que além de terem o gosto esquisitinho são feinhos. O branco é mais bonito, combina com qualquer decoração. Fica ótimo decorando qualquer festa, ponha um laço de fita e tá pronto.

Admito que tinha medo de fazer o marshmallow. Tinha medo da calda de açúcar. Diversas receitas gringas levam calda de açúcar, mas não é uma simples calda. Cada receita exige um ponto diferente, um temperatura específica, e eles usam termômetro. Sim, eu tinha um termômetro culinário mas era vidro e se quebrou. E se passaram meses e meses até que eu conseguisse um termômetro de inox e mais meses e meses até que eu tivesse coragem de usá-lo.

De inicio procurei a receita no Smitten Kitchen, confio muito nas receitas de lá. Mas a receita levava clara em neve e resolvi procurar uma mais simples pra diminuir minhas chances de fracasso. Escolhi uma receita do Alton Brown.

Ingredientes
* 3 pacotes de gelatina incolor
* 1 xícara de água gelada (dividida)
* 1 ½ xícara de açúcar (refinado ou cristal)
* 1 xícara de glucose de milho
* 1/4 colher de chá de sal
* 1 colhar de chá de baunilha ou outra essência que preferir
* 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
* 1/4 xícara de amido de milho

Modo de Preparo
Coloque a gelatina na vasilha da batedeira junto com ½ xícara de água gelada e deixe reservado. Já deixe o batedor de clara em neve acoplado na batedeira.

Em uma panela, misture ½ xícara de água, açúcar, sal e glucose de milho. Misture bem, tampe a panela e leve ao fogo por 3 ou 4 minutos. Depois destampe a panela, coloque o termômetro e deixe cozinhando, SEM MEXER, até que atinja 115°C (240 F), aproximadamente 7 ou 8 minutos. Assim que atingir a temperatura retire do fogo.



Ligue a batedeira em velocidade baixa (a gelatina já está lá, esperando). Lentamente, acrescente a calda à gelatina. Quando já tiver colocado tudo aumente a velocidade de batedeira. Continue batendo até que a misture fique densa e morna, mais ou menos 12 a 15 minutos. Por último, coloque a essência.

Enquanto a mistura estiver batendo, prepare a forma.

O marshmallow é uma coisa grudenta. Para que um não fique grudando no outro, é só passar numa mistura de açúcar de confeiteiro com amido de milho.
OBS: Sempre que eu disser enfarinhe, ou algo parecido,  não é pra usar farinha e sim a mistura de açúcar com amido. A quantidade especificada na receita é suficiente pra a forma e para todos os marshmallows.
Unte uma assadeira/pirex de 20x30cm e “enfarinhe”.  Coloque o marshmallow na assadeira e use uma espátula untada para espalhar. Peneire o açúcar em cima e cubra com papel manteiga, deixe descansar de um dia pro outro, ou no mínimo por 4 horas.

Então desenforme e corte com um cortador de pizza “enfarinhado” e “enfarinhe” cada cubinho de marshmallow. Guarde em recipiente hermético.

Também dá pra usar saco de confeiteiro. Faça bolinhas, ou então faça umas “minhocas” e depois de seco corte em pedacinhos.



0 comentários :

Postar um comentário