segunda-feira, 4 de novembro de 2013

a mesa do bolo

Tenho decorado algumas festas infantis, foi uma coisa q aconteceu naturalmente. Decorei a festa da sobrinha, da filha, do filho de uma amiga e por aí foi.

Eu tenho um emprego de meio período, uma filha de 1 ano que não vai a escola, não tenho empregada e ajudo o marido na empresa. Então não consigo fazer muitas festas, faço umas 6 por ano. Gosto de cuidar de cada detalhe. Trabalho com poucos fornecedores e faço quase tudo à mão. É muito papel, cola, tecido.... e muita bagunça em casa. Todo mundo ajuda um pouco, mãe, irmãs, marido, amigas... Nos dias que antecedem cada festa é muita correria. Deixo a filha ora na casa da avó ora na casa de uma amiga, dirijo pra cima e pra baixo, durmo tarde, acordo cedo, mentira, não consigo acordar cedo. Tenho ficado bastante satisfeita com o resultado.

Decorar festas, não existe curso pra isso. A gente aprende observando e praticando. Vejo muitos blogs de festa, craft, decoração, ilustração, design, comida... tudo isso vai alimentando o meu banco metal de imagens e ideias, e vou agrupando as imagens no Pinterest.

Eu sou designer gráfico, cursei Desenho Industrial na Universidade de Brasília. E isso faz uma baita diferença no meu trabalho como decoradora de festinhas. Conhecimentos de layout, grid, composição, cor, tipografia, Gestalt, entre outros.

Quero falar um pouquinho sobre a mesa do bolo. Pra mim, ela é um grande cartaz. Os elementos tem que ser posicionados para gerar equilíbrio (não confundir equilíbrio com simetria). Tem que haver respiro, espaço branco. O bolo é sempre o elemento de destaque, de convergência. O fundo (painel) deve destacar os elementos e não brigar com eles.

Essa mesa eu acho perfeita, sou apaixonada por ela faz anos.

via Somewhere Splendid 


Sem tema. Apenas cores, preto e amarelo, e a base branca. O fundo é neutro e permite a perfeita visualização dos elementos. As bombonieres, apesar de serem mais altas que o bolo, são transparentes e por isso acabam ficando graficamente menores e o bolo ganha seu merecido destaque. O bolo é o objeto com maior área de preto e esse contraste e sua posição central fazem dele o foco da mesa. Cada elemento é visualizado com clareza. Linda!

Esses dias, dei de cara com essa outra mesa. Estava procurando coisas de abelha e ela apareceu.

via KLM events

Tem coisas legais, mas não gostei do conjunto. Tem muita sobreposição, não tem bolo. Eu não consigo decidir se o ponto focal é o bomboniere cheio de bala ou o carrinho de bebê. O painel é repleto de rosetas. Eu amo rosetas, mas não desse jeito, ficou carregado, sem contraste entre a figura e o fundo, fica difícil distinguir as coisas. As bandeirolas têm detalhes não finos que mal dá pra ler o que tá escrito, e ó que a foto é um close.

Mesmas cores, soluções tão diferentes. Eu, absolutamente, prefiro a primeira.

0 comentários :

Postar um comentário