sexta-feira, 8 de maio de 2009

bolo de aniversário da chefinha


esse é o bolo que eu fiz pro aniversário da minha chefe, márcia

ela é um oásis no meio do deserto do serviço público

uma pessoa corajosa, justa e ética

é bom trabalhar todo dia perto do oásis em vez de ficar anos caminhando no deserto árido da câmara dos deputados.

vamos ao bolo

o que norteou minha escolha da receita que vou fazer não é o que eu realmente quero fazer, mas sim os ingredientes disponíveis no momento na minha casa.

então esse foi o bolo para usar o coco ralado.

pré-aqueça o forno a 180ºC

na batedeira misture 100 gramas de manteiga sem sal e 1 xícara de açúcar, bata até ficar esbranquiçado. Acrescente 2 ovos e 1 de colher de chá de essência de baunilha. Depois acrescente aos poucos 1,5 xícara de farinha de trigo, 1/2 de colher de chá de fermento químico em pó e 1/4 de colher de chá de sal. E por último coloque 1/2 xícara de chá de leite integral. Na hora de colocar o ingredientes seco e o leite eu sugiro misturar à mão pra não espirrar pra todo lado e depois terminar de homogeinizar a mistura na batedeira.

pra quem tem intolerância a lactose é só substituir a manteiga por margarina e o leite por leite de coco.

unte uma forma pequena, daquelas com furo no meio, e leve ao forno por uns 20 minutos ou até a manha do palito mostrar que tá pronto.
Cobertura
Bata 110 gramas de cream cheese gelado, 1 xícara de açúcar de confeiteiro, 1 colher de chá de essência de baunilha e 40 gramas de manteiga até ficar bem homogêneo e lindo.
depois que o bolo já tiver esfriado cubra-o com a cobertura e salpique coco ralado adoçado por cima.

Um comentário :

  1. hmmmmmmmmm água na boca total!

    a manha do palito é que mostra o tempo certo!

    e elaborar a receita com o que tem em casa é o que há.
    um dia fui triando, triando, triando e pensei ter escolhido a receita certa de bolo. até que eu descobri que os dois únicos ovos estavam estragados e fiz bolinho de nada.

    ResponderExcluir