segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

enroladinho de salsicha

Eu queria postar mais e queria que esse blog fosse decente, com pelo menos 1 post por semana. Mas eu morro de preguiça. Pra postar uma receita, eu tenho que fazê-la, ela tem que dar certo, eu tenho que fotografar, tratar a imagem, depois escrever o post e publicar. Muito bem! Às vezes a receita não da certo, outras eu não dá pra fotografar (quando eu conzinho em cima da hora e saio pra reunião levando a comida que nunca mais volta). Outras eu fotogrado mais não gosto das fotos. Ou as fotos ficam ruins por incompetência minha ou porque a lente da minha câmera é muito escura e não consegue fotografar bem a noite, e eu detesto foto com flash. Se aumento muito a sensibilidade e diminuo a velocida aí a foto fica toda granulada. Enfim, a foto desse post foi feita com flash e sem arrumar um cenário. Eu não gostei da foto, mas posto mesmo assim porque a receita vale a pena.

Quando meus sobrinhos vão lá em casa eu faço esse enroladinho, eles adoram e meu marido também. Senão comem tudo na janta, ternimam no café da manhã. É uma delícia e é fácil de fazer (pelo menos eu acho).



Ingredientes

2 1/4 xícara de de farinha de trigo (500gr) (metade de farinha integral)
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1/2 xícara (rasa) de açúcar (100gr)
1 colher de chá de sal
220ml de água morna
50gr de manteiga em temperatura ambiente
14 salsichas (aproximadamente)
um pedaço de queijo da sua preferência (opcional)

Modo de preparo
Na tigela da batedeira misture todos os ingredientes secos, inclusive o fermento. Acrescente um pouco da água e mexa na batedeira, usando o ganho de massas pesadas. Aos poucos coloque toda a água. Deixe batendo até que a massa fique lisa. Coloque a manteiga e bata até que a massa esteja macia e elástica. Quando estiver no ponto ela não deve grudar nas laterais da tigela. Se estiver seca demais acrescente um tiquinho de água e estiver muito grudenta, um tiquinho de farinha. Mas tem que ser de tiquinho em tiquinho pra não ter o risco de estragar a massa.

Cubra  com um pano de prato e deixe crescer até dobrar o volume. A última vez que fiz deixei crescendo por umas 4 horas. Depois que já estiver crescidinha, divida a massa em bolinhas do tamanho de uma bola de pingue-pongue e deixe descansar por 15 minnutos.

Enquanto isso vá preparando as salsichas. Com uma faca faça uma incisão ao longo da salsicha. O corte não pode chegar muito perto das pontas, senão rasga a salsinha. Corte um pedaço de queijo (um pouco menor que o corte e da largura da salsicha) e insira no corte.

Volte pra massa e transforme as bolinhas em rolinhos. Deixe descansar por 5 minutos pra relaxar o glúten.
Estique os rolinhos (delicadamente, pra não rasgar) até que fiquem longos o suficiente pra envolver a salsinha. Então envolva as salsichas na massa e coloque em uma assadeira, cubra com plástico e deixe crescer por 30 minutos. Pré aqueça o forno a 190ºC. Asse por 10 minutos ou até a massa ficar moreninha.

O queijo é opcional, sem ele também fica uma delícia. Se tiver com pressa dá pra colocar pra assar direto, sem deixar crescer os últimos 30 minutos.

Versão para impressão

0 comentários :

Postar um comentário