segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

fim de ano

O fim de ano foi uma correria. Eu queria fazer vários biscoitos lindos de natal e colocar fotos maravilhosas aqui no blog, mas não deu. Estavamos indecisos sobre ir ao não à são paulo visitar a família. Tô falando tudo no plural porque, no caso, somos eu e meu marido. Já tinhamos aproveitado uma daquelas super promoções e comprado passagem para fevereiro. Em dezembro as passagens aéreas estavam caras, ainda mais pra comprar em cima da hora. Quase na hora de desistir é que conseguimos algo super em conta. E fomos.
A família é bem grande e eu não queria chegar de mão abanando, então, claro, resolvi levar biscoitos de presente. Nos últimos dois meses eu só pensava em Linzer Cookies. Os biscoitos linzer são uma variação da torta linzer, que segundo a internet, é um quitute tradicional autríaco, e foi inventado na cidade de Linz. Esse biscoito á basicamente um biscoito amanteigado só que feito com farinha de amêndoas e recheado com geléia de framboesa. Okay, parece muito gostoso, mas o melhor é a buniteza deles. Um verdadeiro biscoito linzer tem que ter a parte superior perfurada deixando a mostra a geléia. Ai, que lindo!

linzer cookies (com açúcar em cima) e fubilho com goiabada
Primeiro passo: arranjar um cortador adequado para fazer o biscoito. Vasculhei a internet e achei e comprei um cortador para biscoitos linzer. É basicamente um cortador em formato de círculo com fru-frus (em inglês se diz scaloped circle, não tenho a menor idéia de como se traduz isso), e no meio dele se encaixa um cortador menor. Usando esse incrível utensílio é possível cortar o biscoito todo de uma vez, e furo fica centralizado. E ainda vem com várias opções de furos: coração, estrela, bola, losango, triângulo, flor e quadrado. Tudo encaminhado, só que eu comprei no ebay e vinha por encomenda comum, e nesses casos não dá pra estimar quando vai chegar. Quando eu já estava aceitando o fato de que ia usar meus cortadores de sempre, ele chegou, e era 23 de dezembro.

cortador para biscoitos linzer (linzer cookie cutter)

Foi muita alegria, farinha e sujeira. Minha cozinha não tem uma mesa ou pia descente pra eu abrir a massa, o jeito foi usar a mesa da sala. Pro natal, em Brasília, fiz biscoitos de gengibre. Em formato de bonecos, pras crianças, e recheado com nutella, pros adultos (usei o cortador linzer, óbvio!).

bagunça e biscoitos de gengibre






















biscoitos prontos e embalados

Pra os presentinhos de são paulo fiz três biscoitos: pseudo-linzer, fubilho e chocolate amargo. O linzer é pseudo porque usei farinha de trigo misturada com farinha de amêndoas. O fubilho eu já coloquei a receita aqui, só que antes eu fazia enrolado, desta vez resolvi abrir a massa e deu certo. Só que precisa abrir em cima de um papel manteiga, e ter cuidado da hora de tirar pra colocar na assadeira. E como fubá vai bem com goiabada, eu recheei com goiabada derretida. O pobre do biscoito de chocolate nem teve foto, na correria nem consegui fotografar os biscoitos embalados.

ai, que lindos!

0 comentários :

Postar um comentário