quarta-feira, 1 de junho de 2011

ó mundo pós-moderno

estava eu vendo uma revista no salão quando me deparo com um anúncio:
VIVER SEM MENSTRUAR, mais qualidade de vida e blablá, e o endereço de um site.
aquilo me incomodou
e é claro que eu entrei no site pra poder ver de perto qual era o discurso.
aparentemente é um site pra incentivar mulheres a optarem por métodos que contracepção contínua que inibem a menstruação. Não tem nada escrito, mas é bem capaz de que algum laboratório patrocine essa campanha.
eu não acho que ficar menstruada é uma coisa deliciosa, tem seus incômodos, assim como várias coisas na vida, mas entendo que faz parte de ser mulher.
Vou colocar em azul os textos retirados do site, só pra vocês terem noção do discurso.

Sem menstruar, quem manda na sua vida é você, não seu ciclo menstrual.
Você decide, não o seu ciclo menstrual. Isso vale para tudo: viajar, namorar, trabalhar e o que mais o seu estilo de vida decidir.
Contracepção contínua é um método planejado para mulheres que querem levar uma vida com mais liberdade, bem-estar e conforto.
Menstruar não é obrigação. Toda mulher tem o DIREITO de escolher a freqüência do seu ciclo. 
 
Eu menstruo todo mês e quem manda na vida sou eu. Eu menstruo e tenho liberdade, bem estar e conforto. Menstruação não é uma obrigação, é uma função fisiológica, assim como tantas outras como a respiração ou a micção. Realmente ninguém tem a obrigação de fazer nenhuma delas, mas é muito útil para a manutenção da vida. É claro que você pode viver muito bem sem menstruar e não recrimino que o faz, mas fazer uma campanha pra promover essa ideia já é demais. Eu sei que exitem várias que condições de saúde (tipo miomas e sei lá mais o que), cujo tratamento é parar de menstruar, e é bom que mulheres que tenham esse problemas possa recorrer à não menstruação, mas não acho que isso seja o ideal para mulheres saudáveis.

Não sei quando inventaram esse papo de que menstruação é feio, é nojento, é vergonhoso, que toda mulher vira um ogro incontrolável quanto está na TPM. A gente não quer menstruar, não quer suar, não quer babar, não quer nada com fluídos corporais (ou quase nada). É a negação do corpo, da natureza do que somos. A gente quer ser inconsequente, comer o que quiser, ser sedentário, dormir mal e tal e quer que o corpo esteja sempre lindo e disposto. E se o corpo não ficar do jeito que a gente quer é só comprar alguma coisa na drogaria e mandar pra dentro que "resolve".

Eu não penso assim, eu acho que MENSTRUAR É LEGAL, eu não nego meu corpo.
MENSTRUAR É SER MULHERZINHA.

detalhe: 
os laboratórios farmacêuticos sempre dizem que não há efeitos a longo prazo, que é uma maravilha e tal. 
eu que não acredito neles, que querem é vender e vender muito.
prefiro acreditar que o jeito que o meu corpo funciona é o melhor, que ele foi criado pra funcionar assim, e se eu cuidar bem dele ele vai funcionar bem durante muito tempo.

ainda tem um monte de coisa aqui na minha cabeça
mas já falei demais. chega.

0 comentários :

Postar um comentário