terça-feira, 14 de junho de 2011

Biscoito Linzer


a última receita que postei foi em 24 de janeiro e até eu tava achando que não ia mais ter receita nesse blog, mas vai! Com vocês o lindíssimo biscoito linzer!

Eu já mostrei esse biscoito por aqui, no natal eu fiz para dar de presente pra família. Naquela época eu já era apaixonada por esse cortador de biscoitos. E hoje, que minha coleção já está um pouco maior, eu continuo achando ele o mais lindo de todos, e o mais versátil. Por aqui, Brasília e redondezas, eu nunca vi pra vender. Comprei no Ebay e deu tudo certo. Viva o Ebay! Foi lá também que comprei minha matrioska copos de medida. Fico devendo fotos dela.

Da primeira vez que fiz o biscoito linzer. eu fiz uma receita que nem lembro. Nem sei onde foi parar o papelzinho onde eu anotei. Eu tenho essa mania e anotar receitas e papéis pequenos que vivem se perdendo. Às vezes eles não somem, mas eu esqueço de colocar o título da receita e depois fico tentado decifrar o que era aquilo. Eu tenho um caderno de receitas lindo, com capa de pano, que minha mãe fez pra mim. Só entram nele receitas testadas e aprovadas. Então as receitas tem que sobreviver aos papeizinhos pra chegar lá.

Dessa vez eu fiz a receita que veio na embalagem do cortador. A massa é quebradiça, pois não tem nenhum ovinho.

RECEITA . Biscoito Linzer

Ingredientes:
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2/3 xícara de açúcar refinado
2 xícaras de farinha de trigo
1 3/4 xícara de farinha de amêndoas
açúcar de confeiteiro

Geléia de framboesa ou de frutas vermelhas. Não me coloque geléia de goiaba ou coisa parecida porque não combina.

Essa receita levava canela, e outras que já vi por aí levam também cravo. Eu prefiro sem, porque esses temperos são fortes e disfarçam o sabor da amêndoa.

Modo de preparo:
Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente, basta cortar o tablete em pedaços, uns 5 pedaços tá bom, e esquentar por 10 segundos no microondas, potência máxima (ou 20 segundos, 50% de potência). Dá uma espetada, se ainda estiver muito dura coloque mais alguns segundos, tipo3, ou algo do tipo, se colocar tempo demais derrete a manteiga e já era. Vídeo de como amolecer e bater manteiga, em inglês com sotaque francês.
Em um tigela misture as farinhas de trigo e de amêndoas.
Agora, creme a manteiga. Cremar a manteiga é batê-la em velocidade baixa para que incorpore ar e fique cremosa e esbranquiçada. Isso é um procedimento básico para a maioria de receitas de bolo e biscoitos. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo em velocidade baixa até ficar homogêneo. Adicione a farinha, cerca de meia xícara por vez, só bata o suficiente para que a mistura fique homogênea.
Divida a massa em 2 partes, faça uma bola e achate pra virar um disco. Envolva com plástico filme, e deixa na geladeira por no mínimo 1 hora. Não deixe vários dias porque a massa resseca. Às vezes eu faço isso.

massa aberta e cortada

Essa massa não tem ovo, e por isso é bastante quebradiça. Para abrir é necessário usar um papel manteiga de cada lado e ainda enfarinhar um pouco a superfície. Deixe a massa com uns 3 ou 4 milímetros de espessura. Eu já vi vários vídeo de gringos abrindo massa de biscoito e parece não fácil, seja com a massa refrigerada ou não. Mas eu não sou como eles, se deixo a massa macia, sem gelar, na hora de transferir o biscoito para a assadeira ele deforma todo. Gelada ela fica chata de abrir, mas na hora de transferir é uma beleza. Para o linzer é muito importante que ele não deforme porque 2 biscoitos vão ficar sobrepostos e se estiverem com formatos diferentes fica feito. Outra vantagem da massa gelada é que biscoito espatifa menos, o que aumenta a probabilidade de todos os biscoitos ficarem do mesmo tamanho e encaixarem perfeitamente, resultando em um lindo biscoito recheado. Corte metade com o furo no meio e a outra metade sem o furo. Não precisa ter o cortador linzer, pode usar um cortador maior (circulo, quadrado, coração) e outro menor. A assadeira não precisa ser untada, esse biscoito é amanteigado.

biscoitos antes de assar
Asse em forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 12 minutos. Deixe esfriar por 20 minutos. Peneire açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos furados. Coloque um pouco de geléia no centro do biscoito sem furo, coloque o outro por cima e tá pronto.

biscoitos assados e açúcarados
 Se quiser guardá-los, eles aguentam alguns dias. Nesse caso é melhor não peneirar o açúcar.

0 comentários :

Postar um comentário