quarta-feira, 22 de maio de 2013

motricidade

faltam 9 dias pra minha bebeza completar 1 ano
eu adoraria ser uma dessas mães blogueiras que faz um post mensal dizendo quantas coisas lindasmaravilhosasgeniais seu filho já sabe fazer
mas eu não sou assim
eu fico mirabolando posts na minha mente, e meu perfeccionismo e procrastinação não deixam eles existirem
vou tentar fazer uns posts sobre as coisas que foram mais importantes nesse primeiro ano de vida
e começo pela motricidade
MOTRICIDADE LIVRE

é fato que os mamíferos aprendem a se mover sozinhos, nascem e arrastam/andam
sim, os bebês humanos tem outro ritmo
mas muitos pais não ter permitido que seus bebês desenvolvam naturalmente sua motricidade
acontece mais ou menos assim: nos primeiros 6 meses nós amarramos o bebê, em bebê conforto, bouncer, berço, bumbo, etc. daí pra frente a gente começa a superestimular os bebês pra que eles andem com cerca 1 ano e provem que são normais. quanta pressão!
me parece que existe um senso comum de que se os bebês não forem ensinados eles não aprendem, ficam bobos. eu discordo totalmente. acho que no primeiro ano de vida a gente não precisa ensinar quase nada, só precisamos acompanhar e oferecer um ambiente seguro e o resto eles fazem sozinhos.

naturalmente, sem intervenção, os bebês se movimentam.
e o desenvolvimento natural é o desenvolvimento saudável.
o ideal é deixar o bebê livre pra se movimentar. colocá-lo num tapete de EVA com alguns brinquedos próximos e deixá-lo fazer o que quiser. oferecer um ambiente seguro e deixar ele aprender de forma autônoma. sem ficar dizendo como se faz isso ou aquilo, sem forçar posições que ele não consegue assumir sozinho, sem colocar brinquedos em sua mão (eles pegam por conta própria). eles aprendem sozinhos, acredite!
e foi assim que fizemos com a Rosa. com menos de 3 meses ela já estava no tapetinho. no começo ficava de barriga pra cima se mexendo, esticando braço pra pegar uma coisa ou outra. então aprendeu a rolar e ficava com o braço preso e chorava, e nós íamos soltávamos o braço e ela continuava a brincar. e assim ela foi se desenvolvendo naturalmente, mas ou menos como no vídeo, uma coisa de cada vez, aprimorando os movimentos, praticando e sendo consolada sempre que necessário.
outra coisa interessante é que ela aprendeu a estar e a brincar sozinha. isso é excelente para pais autônomos e que trabalham em casa.

o resumo da teoria é o seguinte:
1. dê total liberdade de movimento/brincadeira (estamos falando de bebês, não de crianças)
2. dê atenção focada, amorosa e respeitosa nas rotinas diárias (alimentação, banho, troca de fralda e tal)

quem observou, aplicou e teorizou essa história de motricidade livre foi a pediatra Emmi Pikler.
para saber mais http://thepiklercollection.weebly.com (material em português é muito escasso! então vai inglês mesmo)

obrigada a minha amiga gabi que me introduziu nesse tema quando a rosa ainda era pequena

0 comentários :

Postar um comentário