quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

limpeza limpa


Nesse fim de semana, estava eu passeando pelo mercado, quando tive o prazer de dar de cara com os novos produtos de limpeza da Ingleza.

São produtos "verdes" certificados pelo Instituto Falcão Bauer de Qualidade.Os produtos estão certificados com o selo Selo Ecológico - Categoria 3. Esse selo refere-se a produtos que:
- Não possuam em sua composição substâncias perigosas, segundo a NBR ISO 10004/2004;
- Possuam mínimo impacto ambiental do produto e do processo produtivo, segundo ACV - Analise do Ciclo de Vida do produto (matéria-prima, energia, água, recursos naturais, embalagens, emissões, resíduos, vida útil do produto e destinação pós-uso);
- Possuam percentual em massa de pelo menos: 90% de matérias-primas renováveis.
Os produtos são livres de cloro, um dos grandes responsáveis pela formação das dioxinas, que são POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes). Os POPs são altamente tóxicos e que se acumulam ao longo da cadeia alimentar (bioacumuativo), são repassados de geração a geração, e acumulam-se no meio ambiente e no organismo de todos os seres vivos. Por isso eu quero tentar ser o mais livre de cloro possível.

Existem outras marcas de produtos de limpeza ecológicos (Bio Wash e Bio Zyme a venda em Higiene e Cia), mas não são vendidas em supermercados. Como eu recebo vale alimentação que só é aceito em supermercados, tenho que me virar com o que acho por lá mesmo.

Outro dia comprei o sabão em pó Ypê Premium que é livre de fosfato, possui embalagem de papel e o cheiro é uma delícia. O excesso de fosfato na água aumenta a proliferação de algas que dimimui a quantidade de oxigênio colocando em risco a vida de peixes e outros organismos que dependem de oxigênio.

No site do Greenpeace, na seção tóxicos, tem bastante informação sobre produtos livres disso ou daquilo. Confira aqui.

Um comentário :

  1. Oi, Marina,
    Tô voltando de umas pequenas férias e vim ver o que rolou aqui em minha ausência. Gostei das dicas e vou procurar esses produtos na minha próxima compra. Confesso que sou meio desligada, com relação à questão ecológica, no que se refere aos produtos de consumo e outras coisinhas. Mas acho bom que haja pessoas atentas a isso.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderExcluir